A orientação nutricional e educação alimentar é um processo pelo qual os pacientes são auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida.
Por isso, pessoas sem qualquer patologia mas que querem otimizar a sua saúde e melhorar a alimentação também devem realizar uma consulta de nutrição.
Nas consultas com outros motivos, a educação alimentar também é sempre realizada. Como cada indivíduo tem um organismo diferente, as soluções são voltadas para as particularidades de cada paciente e são dadas orientações acerca do equilíbrio entre nutrientes e calorias, pedido exames e/ou indicados suplementos alimentares, quando necessário. O plano alimentar alimentar pode existir ou não. Muitos pacientes precisam apenas de um ajuste e orientações e não de um plano alimentar diário. Por isso, é indicada em situações como:
-
- Anemia
- Excesso de peso
- Hipercolesterolemia
- Hipertensão
- Mau funcionamento intestinal
- Diabetes
- Gastrite
- Entre outras
A educação alimentar pode também ser realizada em grupos com diferentes características, como empresas que se preocupam em otimizar o estado de saúde dos seus colaboradores. O principal objetivo é promover a saúde e o bem-estar e prevenir doença. Entre em contacto para uma proposta em grupo.