Quem vive em alta performance precisa de FOCO, ENERGIA e disposição, e a nutrição é a primordial para alcançar esse nível!
Tal como atletas, músicos profissionais ou estudantes de nível superior, exercem a sua atividade durante muitas horas diárias, com um nível de exigência de concentração elevado, quer no estudo individual, quer em ensaios ou apresentações públicas.
A nutrição não só afeta o desempenho físico, mas também a concentração e saúde mental. Assim como acontece no desporto, os músicos devem atender às suas necessidades nutricionais de forma a não comprometer e otimizar a performance, bem como prevenir lesões, fruto do esforço intensivo e repetitivo, que poderá comprometer toda a preparação que precede uma apresentação.
Nesta apresentação foram explorados quais os principais desafios enfrentados pelos músicos e que impacto têm na performance artística, como lesões músculo-esqueléticas, refluxo gastroesofágico, herpes, ansiedade e sintomas que podem estar associados, como transpiração ( sobretudo nas mãos), falta de concentração e memória, entre outros.
Além da investigação que tive oportunidade de apresentar no International Symposium of Performance Science 2023, onde se percebe que músicos de sopro são mais afetados por questões gastrodigestivas e que a perda de água durante a prática pode ser um indicador de esforço a considerar, ambas com impacto negativo na performance, destaco o estudo de Claudia Iñesta, onde o esforço de um músico é comparado ao de um atleta de alta competição, tendo em conta as pulsações por minuto, que se chegam a igualar às de um futebolista durante um jogo.
Assim, este é um grupo que se pode beneficiar de estratégias alimentares que otimizem o estado nutricional e sua performance física e mental, possibilitando viver em alta perfomance e potenciando resultados.
.
.
.
.
.
🎺🚀🍏
#nutriçãoparamusicos #altaperformanceartistica #energianopalco #performingartshealth