Conheça os alimentos que podem estar a prejudicar a sua saúde.
A intolerância alimentar é uma reação anormal a determinados alimentos, e que pode provocar sintomas diversos que afetam a qualidade de vida.
Os sintomas podem ocorrer 8 a 72 horas após a ingestão do alimento. Ao detetar quais os alimentos aos quais apresenta hipersensibilidade alimentar poderá eliminá-los da alimentação, o que proporciona uma melhoria significativa na sintomatologia. Alguns alimentos podem voltar a ser inseridos na dieta, de forma gradual, após alguns meses.
Teste a 90 alimentos
Onde? Teste realizado em consulta ( mediante aviso prévio)
Como? Amostra de sangue recolhido através de picada, de forma a detetar especificamente anticorpos IgG contra 90 alimentos diferentes.
Quanto? Valor: 110 euros
Quando? Tempo de Resposta: Aprox. 15 dias
Saber quais os alimentos testados
Teste a 200 alimentos
Onde? Teste realizado em laboratório
Como? Amostra de sangue recolhida em laboratório através de forma a detetar especificamente anticorpos IgG contra 200 alimentos diferentes.
Quanto? Valor: 200 euros
Quando? Tempo de Resposta: Aprox. 10 dias
Saber quais os alimentos testados
Se deseja marcar consulta e fazer um teste, preencha o formulário e indique-o na descrição.
Perguntas frequentes
O teste identifica intolerância a lactose?
Não, o teste realiza a análise de intolerância a proteínas de determinados alimentos e pode detectar a intolerância ao leite. No entanto, a intolerância a lactose pode ser provocada ainda por deficiência enzimática ou por causa genética.
O teste deteta intolerância ao glúten?
O exame A200 realiza a análise de intolerância alimentar ao glúten mediada por IgG. No entanto, a doença celíaca apresenta o fator genético, não detetável neste exame.
Os testes identificam alergias alimentares?
Não, estes testes analisam intolerâncias alimentares mediadas por IgG. As reações de alergia alimentar são mediadas por IgE.
O que é alergia alimentar e qual a diferença da intolerância alimentar?
A alergia alimentar é uma hipersensibilidade que desenvolvemos à alguns alimentos, e que é mediada pelas imunoglobulinas de classe E (IgE) que desencadeiam reações imediatas com possível envolvimento da mucosa, pele, vias aéreas, trato intestinal e sistema vascular.
A alergia alimentar acontece quando o organismo procura se defender contra a entrada de certos alimentos, ainda que em pequenas quantidades. Ao identificá-los como um corpo estranho, o organismo produz anticorpos para sua defesa.
As alergias alimentares normalmente acontecem em idades mais jovens. As intolerâncias, no entanto, podem aparecer a qualquer momento a partir da dificuldade de digestão de um determinado alimento. Isso pode acontecer devido à diminuição da produção de enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos, podendo ocasionar desconfortos como cólicas, enxaquecas, obesidade, tontura, náuseas, psoríase, diarreia, arritmia, prisão de ventre, aftas, fadiga, conjuntivite, entre outras.